Violência na Escola | RTP

You must have the Adobe Flash Player installed to view this player.

Agressão a Professores

You must have the Adobe Flash Player installed to view this player.

Um olhar sobre a educação

You must have the Adobe Flash Player installed to view this player.

Comentário para a Rádio Renascença

A ANP comentou para a Rádio Renascença, em 07/11/2016 a notícia sobre “A taxa de abandono escolar precoce em 6,8 pontos percentuais, para os 13,7% entre 2012 e 2015, um valor acima da média da União Europeia (11%), segundo dados publicados pela Comissão Europeia”

A baixa da taxa de abandono escolar precoce em 6,8% pontos percentuais entre 2012/2015 reflete o trabalho desenvolvido por várias entidades, mas principalmente pelas escolas:

Mudança nas políticas educativas, com prioridade para a incorporação de melhores estratégias nas práticas de intervenção: nas escolas, nas famílias, (educação parental e intervenção das CPCJ) e também nas políticas de combate ao trabalho infantil.

Acompanhamento próximo dos alunos que são objeto de retenção, com planos de acompanhamento individualizados, com programas de tutoria, contribuindo estes, para uma melhoria dos percursos escolares dos alunos, mais sucesso educativo.

Mudança da política educativa com a oferta de cursos profissionais nas escolas públicas e  dos novos cursos vocacionais que foram lançados neste período, os quais contribuíram para uma redução do fenómeno “abandono escolar”. 

Aumento da escolaridade obrigatória de 9 para 12 anos.

Maior consciencialização das famílias para um investimento formativo dos jovens, com a falta de emprego jovem e as reais diferenças entre os jovens com baixa e elevada qualificação. Sendo que a aposta nas qualificações proporcionará empregabilidade.

Acompanhamento dos pais no processo migratório (saída do país para outros países).

 

A Direção Nacional

Quer estar atualizado? Siga-nos.

arton573

cesi 3

color-Nacional-Periodico-1

ANPE

Asociación Nacional de Profesores en España

portal

Portal das Escolas

A maior rede colaborativa da educação

logo gs

Facebook || Ordem dos Farmacêuticos

Promoção e Educação para a Saúde