image011

Orçamento Participativo Jovem Portugal – edição 2019

 

Votação até 4 de agosto

Na edição de 2019 do Orçamento Participativo Jovem Portugal (OPJovem), atualmente em votação, foram submetidas 437 propostas das quais 232 foram aprovadas.

A área do «ambiente e desenvolvimento sustentável» foi a mais concorrida, com 115 projetos, seguida da área da «igualdade e inclusão social» com 44, a «educação formal e não formal» com 36 e a «saúde» com 24 projetos.

Os/as cidadãos/cidadãs jovens, com idades entre os 14 e os 30 anos, podem exercer o seu direito de voto, até 4 de agosto, através da página https://opjovem.gov.pt/ ou de SMS gratuita.

Desafiam-se todos/as os/as jovens a escolher as melhores ideias para Portugal, votando nos projetos com que mais se identificam. Os 232 projetos finalistas podem ser consultados em https://opjovem.gov.pt/projetos-2019

Para votar através da plataforma os/as jovens deverão efetuar login ou registo na plataforma, aceitar a política de privacidade e selecionar o projeto pretendido. A votação por SMS é feita através do envio de mensagem escrita de telemóvel, para o número 4310, com o texto: Número do projeto [espaço] Número completo do Cartão do Cidadão (12 dígitos) [espaço] autorizo. Os/as jovens cidadãos/cidadãs estrangeiros/as a residir em Portugal deverão colocar o «Número de Autorização de Residência» no corpo da mensagem. 

O Governo da República Portuguesa é o primeiro a realizar um processo de orçamento participativo jovem de âmbito nacional, dando aos/às participantes o poder de decisão sobre uma parte do Orçamento do Estado, tornando o OPJovem numa iniciativa pioneira a nível mundial.

Neste sentido, vimos reiterar o pedido de apoio para a divulgação desta fase através das vossas plataformas digitais ou outros meios que entendam pertinentes.

«Orçamento Participativo Jovem Portugal» nas redes digitais:

Facebook: https://www.facebook.com/OPJovemPortugal/

Instagram: https://www.instagram.com/opjovemportugal/

Twitter: https://twitter.com/OPJovemPortugal/

A Direção Nacional