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4. Nesse sentido, os Planos de formação são estruturados com o propósito de responder, designadamente: i) ao disposto no Estatuto da Carreira Docente e no Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores; ii) às prioridades educativas estabelecidas pelo Ministério da Educação; iii) às necessidades formativas específicas dos docentes e/ou inventariadas pelas escolas; iv) às evoluções científicas e tecnológicas; v) à necessidade de formação nos domínios científicos, pedagógicos e didácticos, orientada para o desenvolvimento das competências dos docentes nas suas áreas de docência e tendo presente as alterações no âmbito curricular; vi) à diversidade de características e necessidades das crianças e jovens com necessidades educativas especiais; vii) à necessidade de reforçar a capacitação dos docentes na integração e generalização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo educativo.

O Plano de Formação (acreditada) é complementadopor um leque diversificado de outras acções de formação (não acreditada) e informação, a implicarem complementarmente o Centro de Formação Leonardo Coimbra, que se prendem com a organização e funcionamento do sistema educativo, com as políticas educativas e as inovações pedagógicas e organizacionais em curso.

Também aqui, são visados os seguintes objectivos:

  • Disponibilizar formação nos domínios científico, pedagógico e didáctico, orientada para o desenvolvimento das competências dos docentes nas suas áreas de docência e tendo presente as alterações no âmbito curricular;
  • Reforçar a capacitação dos docentes na integração e generalização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo educativo;
  • Preparar os docentes para responder à diversidade de características e necessidades das crianças e jovens com necessidades educativas especiais;
  • Habilitar os docentes e as escolas para a concepção e integração de respostas estruturadas aos problemas de convivência escolar, nos respectivos projectos curriculares e educativos.
  • Apoiar a inovação nas escolas.

5. As acções desenvolvem-se em localidades onde existem secções locais/regionais com instalações próprias, que disponibilizam aos associados e docentes em geral os seguintes serviços:

  • Centro de recursos
  • Biblioteca e mediateca
  • Apoio pedagógico e administrativo
  • Apoio jurídico
  • Cultura e lazer
  • Reprografia

Cada secção dispõe já de uma estrutura orgânica assente em dois órgãos - a Assembleia e a Direcção. Cabe à Direcção da secção a coordenação das actividades previstas em plano anual. À Direcção Nacional e ao Centro de Formação cabe o papel de coordenação e articulação nacionais, em função do seu objecto e das suas competências específicas.

Desenvolvem-se também em escolas/agrupamentos que recorrem, por sua iniciativa ou a solicitação dos respectivos docentes, ao Centro de Formação. 

6. A divulgação do Plano de Formação envolve as seguintes vertentes:

  • Escolas de todo o país
  • Associados
  • Outras entidades formadoras
  • Serviços centrais, regionais e locais do Ministério da Educação

            Os meios de divulgação são prioritariamente os seguintes:

Correio ordinário

Correio electrónico

Newsletter da Associação

Portfólio a editar pelo Centro de Formação

Distribuição de desdobráveis aquando da realização de outras acções pela Associação

(Encontros, Simpósios, Fóruns e Conferências).

 

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