7. O recrutamento de formadores para o Centro de Formação é feito sob proposta dos interessados e/ou a convite do Centro de Formação, tendo presente as necessidades de formação detetadas
Cabe à Comissão Pedagógica do Centro de Formação apreciar e decidir sobre as propostas submetidas à sua apreciação.
8. Os critérios de selecção e admissão de formandos são os seguintes:
1º Completamento da formação do respectivo ciclo de avaliação
2º Associados
3º Todos os docentes interessados
9. A avaliação do plano de formação decorre em sede de Comissão Pedagógica, tendo por suporte, nomeadamente, a avaliação dos formandos, dos formadores e de avaliadores externos.
10. O acompanhamento da execução de cada acção é feito por um responsável (em regra um professor) em articulação com o Centro de Formação. Pontualmente, quer o Director do Centro, quer os membros da Comissão Pedagógica, quer ainda outros elementos que assessoram o Centro fazem acompanhamento directo da execução das acções.
11. A estrutura funcional do Centro de Formação é a seguinte:
- Director do Centro que preside à Comissão Pedagógica
- Comissão Pedagógica composta por 9 elementos, incluído o Director
- Assessores Financeiros e Assessores Pedagógicos
- Responsáveis técnico-pedagógicos por cada localidade de realização das acções
- Pessoal administrativo
- Gabinetes de apoio pedagógico, jurídico e financeiro
- Outro pessoal externo sempre que necessário, nomeadamente Consultores de Formação
12. A avaliação do impacto directo da formação disponibilizada pelo Centro de Formação Leonardo Coimbra aponta no sentido de um reforço sistemático de estratégias de formação mais direccionadas às necessidades do sistema, integrando rigor, qualidade e diferenciação de oferta formativa, potenciada através do estabelecimento de parcerias com escolas/agrupamentos e outras entidades directamente ligadas à formação inicial e contínua de docentes.
Em síntese, pretende-se que o Projecto de Formação do Centro de Formação Leonardo Coimbra integre uma oferta formativa fundamental para a melhoria das competências profissionais dos docentes em áreas e domínios que se consideram basilares para a promoção do sucesso educativo dos alunos, a concretização de uma escola inclusiva, inovadora e atenta aos valores de cidadania.
A Direção Nacional